As primeiras relações comerciais conhecidas pela história do Brasil, são encontradas no período Colonial. Quando os portugueses extraiam especiarias encontradas em nossa terra, e consecutivamente, conduziam aos países europeus. Pau Brasil, produção de cana de açúcar e extração de ouro, foram os principais recursos extraídos no início do século XV. Essas especiarias começaram a ser interessante para economia daquela época , tendo em vista que o mundo Europeu ardia em variados conflitos em busca de dominância de suas terras. Os altos custos da nobreza somados com o custo das navegações, manutenção de seus soldados, alimentação, as operações de cobrança de impostos, entre outros demonstram os os gastos da era medieval.
Conforme Portugal, fora se rentabilizando no Brasil, por outro lado, guerras e conflitos no território europeu, comprometiam as riquezas do pais em ascensão. Desenvolvendo a partir de então uma complexa situação no controle das contas administras naquele período.
Com terras bem definidas, comércio já estabelecido, inicia um novo período: o Imperialismo. Com a entrada dos investimentos do Rei D. João VI, que fundou o Banco do Brasil e trazendo para essas terras engenheiros, agrônomos, músicos, artistas, pintores, e muitos nobres politicos que defendiam a expansão imperial daquela época, resultando em uma nova forma de exploração e administração dos recursos das terras brasileiras.
Porém, os conflitos dos portugueses com os índios, negros e estrangeiros passam a ser o motivo dos gastos nesse período, resultando no total descontrole dos rendimentos. Se considerarmos também que em Portugal aconteciam novos conflitos pela mundo europeu, percebe-se que nesse período imperialista as riquezas desse pais continuavam sendo comprometidas e desviadas do seu próprio povo.
Observando ambos períodos, colonial e imperialismo, nota-se a grande diferenciação das economias dos cidadãos portugueses comparada com a dos brasileiros. Essas diferenças econômicas entre índios, negros, brasileiros nascidos, estrangeiros e portugueses, dão início às primeiras classes sociais do Brasil.
Lojas Line © Todos os direitos reservados.