Esta se tornando comum noticiários nos informando que existem novos golpes pela internet. Tem casos que os golpistas estão usando nome das empresas de fornecimento de água por exemplo, constando todas informações, fonte de letra, logomarca e digitalização correta, porém, a conta bancária que irá receber é de empresa clandestina e com características quase imperceptível. Outras situações estão relacionadas ao recebimento de ligações por telemarketing, as pessoas por de trás das ligações estão tão bem treinadas a personalizar com educação e persuasão. É muito impressionante ! Fica até difícil de saber se realmente é a empresa, o banco ou a real prestadora daquele serviço mencionado na ligação.
Com essa nova realidade, nós usuários dos meios digitais, acabamos por iniciar uma nova cultura de acesso. Estamos lentamente ficando desconfiados como consumidor. Nossas aptidões de desejo e educação pelo consumo, estão passando por um processo de refutação a tudo que vem da internet. Isso é inteligível, é natural, porém, não é o ideal. Precisamos atentar para certas práticas que irão realmente fazer a diferença.
Fazendo o mapeamento (anotações importantes) e as conferências, é hora de desenvolver uma estratégica de educação de resiliência. Por incrível que pareça, quando ficamos irritados, é o momento de fragilização de nosso controle na fala, e é justamente nesse momento que ficamos vulneráveis a ceder pelo atendente. Não podemos perder a educação, devemos nos manter serenos e educados, assim, o atendente irá aos poucos demonstrando suas reais pretensões. Eles são educados, estrategistas, inteligentes e bem treinados. E nesse jogo de educação na fala contra a educação na fala, perde quem se irrita. Ficar tranquilo e negar com educação é uma forma eficiente de bloquear essas interações clandestinas.
Observar todos os documentos na hora de pagar, analisar periodicamente os extratos dos cartões e se manter tranquilo e educado para não perder o auto controle emocional. Essas são algumas atitudes que devemos praticar objetivando a proteção de nossos dados digitais.
No primeiro momento, deve-se juntar todos os cartões e anotar com clareza o que cada cartão oferece. Fazer um mapeamento de tudo que já esta conectado na internet. Com esses dados em mão, o ideal é fazer uma visita presencial ao gerente dessas contas e cartões. E questionar detalhadamente como cada conta se comporta na internet. Veja extratos impressos e confira se está tudo conforme seus hábitos de consumo. Existem procedimentos do nos aplicativos que somente o gerente irá te conduzir aos caminhos confiáveis e assertivos. Questionar se o banco liga oferecendo planos de seguro entre outros serviços, se o banco disser que nunca ligará oferecendo estes tipo de serviço, acate, e memorize essas informações.